Carl Jung: Individuação - Tornar-se si mesmo

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015 | 20:17 | Por 5 comentários
De acordo com Jung, todo indivíduo possui uma tendência para a individuação ou autodesenvolvimento. "Individuação significa tornar-se um ser único, homogêneo, na medida em que por 'individualidade' entendemos nossa singularidade mais íntima, última e incomparável, significando também que nos tornamos o nosso próprio si mesmo. Podemos, pois, traduzir 'individuação' como 'tornar-se si mesmo'" (Jung, 1928, p.49).

Individuação é um processo de desenvolvimento da totalidade e, portanto, de movimento em direção a uma maior liberdade. Isto inclui o desenvolvimento do eixo ego-self, além da integração de várias partes da psique: ego, persona, sombra, anima ou animus e outros arquétipos inconscientes. Quando tornam-se individuados, esses arquétipos expressam-se de maneiras mais sutis e complexas.

"Quanto mais conscientes nos tornamos de nós mesmos através do autoconhecimento, atuando, conseqüentemente, tanto mais se reduzirá a camada do inconsciente pessoal que recobre o inconsciente coletivo. Desta forma, vai emergindo uma consciência livre do mundo mesquinho, suscetível e pessoal do eu, aberta para a livre participação de um mundo mais amplo de interesses objetivos. Essa consciência ampliada não é mais aquele novelo egoísta de desejos, temores, esperanças e ambições de caráter pessoal, que sempre deve ser compensado ou corrigido por contratendências inconscientes; tornar-se-á uma função de relação com o mundo de objetos, colocando o indivíduo numa comunhão incondicional, obrigatória e indissolúvel com o mundo." (Jung, 1928)

Do ponto de vista do ego, crescimento e desenvolvimento consistem na integração de material novo na consciência, o que inclui a aquisição de conhecimento a respeito do mundo e da própria pessoa. O crescimento, para o ego, é essencialmente a expansão do conhecimento consciente. Entretanto, individuação é o desenvolvimento do self e, do seu ponto de vista, o objetivo é a união da consciência com o inconsciente. Como analista, Jung descobriu que aqueles que vinham a ele na primeira metade da vida estavam relativamente desligados do processo interior de individuação; seus interesses primários centravam-se em realizações externas, no "emergir" como indivíduos e na consecução dos objetivos do ego. Analisando os mais velhos, que haviam alcançado tais objetivos, de forma razoável, tendiam a desenvolver propósitos diferentes - interesses pela integração mais do que pelas realizações, e busca de harmonia com a totalidade da psique.

O primeiro passo no processo de individuação é o desnudamento da persona. Embora esta tenha funções protetoras importantes, ela é também uma máscara que esconde o self e o inconsciente. Ao analisarmos a persona, dissolvemos a máscara e descobrimos que, aparentando ser individual, ela é no fundo coletiva; em outras palavras, a persona não passa de uma máscara da psique coletiva. No fundo, nada tem de real; ela representa um compromisso entre o indivíduo e a sociedade acerca daquilo que alguém parece ser: nome, título, ocupação, isto ou aquilo. De certo modo, tais dados são reais; mas, em relação à individualidade essencial da pessoa, representam algo de secundário, uma vez que resultam de um compromisso no qual outros podem ter uma quota maior do que a do indivíduo em questão. (Jung, 1928, p.32)

O próximo passo é o confronto com a sombra. Na medida em que nós aceitamos a realidade da sombra e dela nos distinguimos podemos ficar livres de sua influência. Além disso, nós nos tornamos capazes de assimilar o valioso material do inconsciente pessoal que é organizado ao redor da sombra. 

O terceiro passo é o confronto com a anima ou animus. Este arquétipo deve ser encarado como uma pessoa real, uma entidade com quem se pode comunicar e de quem se pode aprender. O indivíduo também se conscientiza de que a anima (ou o animus) tem uma autonomia considerável e de que há probabilidade dela influenciar ou até dominar aqueles que a ignoram ou os que aceitam cegamente suas imagens e projeções como se fossem deles mesmos.

O estágio final do processo de individuação é o desenvolvimento do self. "O si mesmo é nossa meta de vida pois é a mais completa expressão daquela combinação do destino a que nós damos o nome de indivíduo". O self torna-se o novo ponto central da psique. Traz unidade à psique e integra o material consciente e inconsciente. O ego é ainda o centro da consciência mas não é mais visto como o núcleo de toda a personalidade.

É necessário ter em mente que, embora seja possível descrever a individuação em termos de estágios, o processo de individuação é bem mais complexo do que a simples progressão aqui delineada. Todos os passos mencionados sobrepõem-se, e as pessoas voltam continuamente a problemas e temas antigos (espera-se que de uma perspectiva diferente). A individuação poderia ser apresentada como uma espiral na qual os indivíduos permanecem se confrontando com as mesmas questões básicas, de forma cada vez mais refinada. Este conceito está muito relacionado com a concepção Zen-budista da iluminação, na qual um indivíduo nunca termina um Koan, ou problema espiritual, e a procura de si mesmo é vista como idêntica à finalidade.

Referência: Teorias da Personalidade, 1939. James Fadiman, Robert Frager.

*Leia também:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

5 comentários:

  1. Excelente texto... Muito útil inclusive ao mostrar q as mesmas situações novamente....
    Obg Isabela

    ResponderExcluir
  2. Como realizar o processo de individuação?

    Grato,
    Afonso

    ResponderExcluir
  3. Eu discordo totalmente. Num mundo que é um inferno não existe um ''eu'', foda-se a individualidade. Eu quero ser quem me inspira, quem é mais forte do que eu, e não eu, pois é impossivel ser eu vivendo num inferno como esse, nunca senti um ''eu'' dentro de mim. Eu sou meus ídolos que ja morreram. Me ensinaram esse papo de individualidade ano passado mas hoje em dia vejo que isso é puro lixo. Isso não existe.

    ResponderExcluir
  4. Sou fã incondicional de Jung. Ainda jovem, apesar de saber muito pouco dele,deparo-me com uma síntese,na qual não esta explícito o autor. "É através de transmutação da energia psíquica, da formação de símbolos novos suscedendo a símbolos caducos esvaziados da energia que antes os animava, que se processa na sua essência o desenvolvimento da psique do Homem." Tempo depois, pesquisei "Transmutação da energia psíquica" Para minha surpresa vêm o texto na íntegra, o autor, CARL G. JUNG.
    Sinceramente, sinto-me pouco capacitado para efetivamente subtrair com propriedade os ensinamentos e conclusões de Jung. Continuarei a minha maneira insistindo, isso implica em reler, de tempos em tempos, os mesmos textos. Esses dias, praticando essas infindáveis releituras, quase tive algum "Insigth". - A bíblia, entre tantos sentidos figurados, penso que um deles tbm seja a complexa insinuação do pecado original. Teria essa idéia a ver com EGO, LIVRE ARBÍTRIO, HEREDITARIEDADE E INDIVIDUAÇÃO?
    Oliveira

    ResponderExcluir