Meninas que se casam na adolescência possuem maior risco de adoecimento mental no futuro

sábado, 8 de dezembro de 2012 | 11:23 | Por Comente!

Os resultados de um novo estudo norte-americano indicam que mulheres que se casaram na adolescência apresentam maiores índices de transtornos mentais do que mulheres que se casaram quando adultas. Os pesquisadores analisaram os dados estatísticos de estudos epidemiológicos nos EUA e verificaram que os problemas de saúde mental eram mais frequentes entre mulheres que se casaram antes dos 18 anos. O artigo foi publicado na revista Pediatrics e conclui que se casar na adolescência está associado a um aumento de 41% na prevalência de transtornos mentais. 

Os problemas mais comuns encontrados nessa população são transtornos de humor e ansiedade, como transtorno do pânico, transtorno afetivo bipolar e depressão, além de dependência de nicotina.

Apesar de se tratar de um estudo local nos EUA, os pesquisadores Yann Le Strat e Bernard Le Foll consideram que esses dados possam ser constatados em outros países, sendo interessante que mais pesquisas desse tipo sejam realizadas. Existem muitos estudos que comprovam alguns problemas na saúde física das mulheres que se casam muito jovens, como gravidez indesejada, contaminação por HIV e morte no parto. Mas os impactos na saúde mental ainda foram pouco explorados.

Pensando aqui, é possível imaginar várias razões que podem estar por trás desses problemas. A falta de maturidade para realizar escolhas, possíveis pressões para se casar jovem e o fato de ter de lidar com as responsabilidades da construção de uma nova família podem ser algumas das causas. Mas é preciso investigar um pouco mais a fundo. Seria interessante ver como isso se configura aqui no Brasil. Mas já é um alerta - claro que não é uma regra, mas é um dado a ser pensado e levado em conta.

*Dica de leitura: Complexo de Cinderela

Referência: PsychCentral
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: