The Corporation

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013 | 20:44 | Por Comente!
The Corporation é um documentário canadense de 2003, dirigido e produzido por Mark Achbar e Jennifer Abbott, baseado em roteiro adaptado por Joel Bakan de seu livro The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power (com versão em português: A Corporação: a busca patológica por lucro e poder), foram convidados CEOs, lobistas, gurus, espiões, jogadores, hipotecários, corretores de títulos e estudiosos para revelar o trabalho, curiosidades, impactos controversos e futuros possíveis de quatro grandes corporações. 

Cento e cinqüenta anos atrás, a corporação era apenas uma instituição insignificante. Mas hoje é mais que uma presença em nossas vidas. Assim como o Comunismo, a Igreja e a Monarquia em outras épocas, a corporação é hoje a instituição dominante. Apesar de a história geralmente depreciar esse domínio, a corporação é a primeira instituição poderosa a ponto de definir a história.

A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma "pessoa jurídica", são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual, e é discutido, do ponto de vista psicológico, que "tipo de pessoas" seriam as corporações e quais as implicações disso em nossa sociedade. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados.

Corporações farmacêuticas influenciam e até definem o que será e o que não será ensinado nos currículos universitários de Medicina, Farmácia e outras áreas de Saúde, para defender os seus interesses mercantilistas de vendas de inúmeros medicamentos nocivos.

O documentário mostra que o poder das corporações é mais forte que o poder politico, através dos lobbies junto aos governos e as ferramentas de merchandising, marketing, branding, etc, que definem as tendências de consumo de produtos eletrônicos, vestuário, alimentos, entretenimento, medicamentos, dentre outros.

Com grandes entrevistas com personalidades do mundo dos negócios como Noam Chomsky e Howard Zinn, e o documentarista Michael Moore, além de entrevistar presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, "The Corporation" denuncia muitas irregularidades e apresenta diversas vitórias contra essa instituição que se diz invencível.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: