Projeto Venus

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013 | 16:11 | Por 17 comentários
Projeto Venus
O Projeto Venus fascina à primeira vista. Mas é quando olhamos mais de perto, com mais atenção, que nos percebemos a sua real importância. O mundo não está muito bem de saúde, e os seus habitantes também não. Apresento-vos uma sociedade altamente tecnológica, onde o ser humano usufrui de uma vida repleta de abundância e significado. Apresento-vos o Projeto Venus, aqui na Terra.

O Projeto Venus, Inc é uma organização que promove as visões do futuro de Jacque Fresco através de um website e pela distribuição de vídeos e literatura. Tem como objectivo melhorar a sociedade pela construção cidades sustentáveis, a utilização de energia de forma eficiente e a gestão dos recursos naturais da Terra usando automação avançada, focando nos benefícios à sociedade.

A organização foi fundada por Jacque Fresco e por Roxanne Meadows em 1995, embora o Projeto já exista desde os anos setenta. O nome da organização tem origem na cidade de Venus, Flórida, onde o centro de pesquisa da organização está situado.

Crime, poluição, prisão, falência, corrupção. Jacque Fesco apresenta-nos uma aliciante hipótese para solucionar estes problemas. Parece uma utopia. E é, mas as utopias do Passado são a realidade do Presente, e Jacque propõe, simplesmente, reestruturar toda a sociedade, e o quanto antes. 

Compreenda mais sobre o projeto assistindo a esse vídeo explicativo:


O conceito-base aparenta uma certa simplicidade: de acordo com Jacque Fresco, a economia baseada no lucro (o atual sistema monetário) gera escassez, pobreza, crime, corrupção e guerra. Impede também o saudável desenvolvimento da tecnologia, que deveria ser utilizada para benefício da sociedade e não em prol da poluição, da construção de armas, da massificação do consumo, da alienação, entre outros.

Ou seja, se a tecnologia fosse utilizada fora do âmbito do lucro, sobejaria espaço para uma maior abundância e distribuição de recursos, o que, consequentemente, se repercutiria numa drástica diminuição da corrupção, da ganância e egoísmo que caracterizam as sociedades desenvolvidas contemporâneas. Tudo isto em prol de uma atitude de cooperação.

Fresco acredita que é possível construir uma sociedade assim, em que as pessoas vivam vidas “mais longas, com mais saúde e com mais significado”. E como se consegue tal prodígio? Fácil: substitui-se a economia baseada no dinheiro por uma economia baseada nos recursos. Uma economia baseada em recursos é um sistema onde todos os bens e serviços estão disponíveis sem o uso de dinheiro, crédito, escambo ou qualquer outro sistema de débito ou servidão.

Todos os recursos tornam-se patrimônio comum de todos os habitantes, não de apenas uns poucos selecionados.

Esta visão ressalta, finalmente, da observação de que os processos resultantes do sistema monetário, como o trabalho e a competição, corrompem a sociedade e afastam as pessoas do seu verdadeiro potencial.


É nesta sociedade de cooperação e altamente tecnológica que o Projeto Vénus vê o escape da sociedade ao atual panorama eco-sociológico. A premissa sobre a qual esse sistema é baseado é a de que a Terra seja abundante em recursos; nossa prática de racionamento de recursos através de métodos monetários é irrelevante e contra produtiva a nossa sobrevivência.
"Devemos enfatizar que esta abordagem para um governo global não tem absolutamente nada em comum com os presentes objetivos da elite de formar um governo mundial dirigida por ela e pelas grandes corporações. Nossa visão de globalização autoriza todas as pessoas do planeta a ser as melhores que puderem, não a viver sobre submissão abjeta de um corpo governamental corporativo."
Muito fica por dizer sobre o Projeto Venus. Que este artigo seja a prancha para uma pesquisa individual mais profunda e, quem sabe, para um melhor entendimento do mundo e das soluções que nos apresentam, de forma a garantirmos um futuro muito melhor.
"Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos, prestativos e responsáveis possa mudar o mundo. Na verdade,é assim que tem acontecido sempre." Margaret Mead
A História verifica que nada é impossível de ser concretizado. As ideias futuristas de hoje poderão ser as realidades de amanhã. Atribui-se a George Bernard Shaw esta conhecidíssima frase que pode sintetizar a utopia de Jacque Fresco: “Alguns homens vêem as coisas como são e perguntam: “Porquê?” Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: Porque não?”.


Referência: Obvious
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

17 comentários:

  1. Caramba! Muito legal essa matéria. Vou passar a visitar mais esse blog!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom post, conheci o projeto venus quando assisti o documentário Zeitgeist (que deveria ser obrigatório nas escolas) e é quase impossível não se aprofundar nesse assunto e a outras coisas que estão ligadas a esse projeto.
    Tem um canal no youtube do Leandro Zayd que vale a pena ser visitado, tem vários videos tratando de assuntos como politica, sistema financeiro e talz e tem um que ele fala exclusivamente do projeto venus (é umas três horas de vídeo!) mas é bem legal pq ele da uma descontraída bacana nos videos, fica bem legal de assistir.
    Fica a dica.

    Alias, muito bom blog, já ta nos favoritos.

    ResponderExcluir
  3. minha cara Isabela gostei muito da sua postagem a respeito do PROJETO VENUS, sou psicologo de formação embora não exerça a profissão minha esposa é psicologa formada e trabalhou 20 anos na profissão com crianças deficientes.
    Acho importante sonharmos com um mundo melhor mais se dependermos de nossos políticos seria difícil poderiamos fazer um instituto para arrecadar fundos para que pudessemos começar este projeto em algum lugar do Brasil, teriamos que mobilizar o povo brasileiros a contribuir com muito pouco /R$1,00 de cada pessoa por mês teriamos possibilidade de arrecadar fundos suficiente necessitariamos só de uma mobilização conscientização porque infelizmente os politicos usam o dinheiro para se favorecerem e e gastam o dinheiro em obras que jamais acabam. Somos engolidos pela ganancia e impostos muito altos mais creio que jovens como você se todos nós nos mobilizarmos quem sabe consigamos tornar esse sonho em realidade necessitamos de começar um projeto.
    Ja estão fazendo uma cidade parecida na Asia com o mesmo valor que hoje estão gastando para Copa do Mundo que vai durar apenas 3 meses.
    Administro o Blog - nucleoassistencialmariademagdala.blogspot.com - meu e-mail-é edlhobeiro@gmail.com me diga o que você acjha desta idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmilson, realmente não podemos esperar que as pessoas que estão na elite apoiem um projeto como este, já que elas são as mais beneficiadas com o capitalismo. Mas realmente a solução seria uma conscientização e mobilização da maioria das pessoas do mundo, já que se trata de um projeto global. Infelizmente as pessoas estão um pouco alheias ao que acontece na sociedade, conformadas inclusive com as corrupções que existem, sem falar dos impostos, como você citou.

      Mas felizmente, algumas pessoas ainda se importam, e essas podem fazer a diferença. Já existem pequenas cidades seguindo esse formato pelo mundo, e se começassem no Brasil também, seria espetacular. O que podemos fazer é divulgar a ideia e a informação o máximo que conseguirmos, pois cada pessoa que abre seus olhos já faz uma tremenda diferença. A internet é uma ferramente perfeita para isso, não podemos perder as esperanças.

      Excluir
  4. É impressão minha ou parece muito a cidade do nosso lar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igualziha! rss tbm percebi isso, mas não me surpreende!

      Excluir
  5. A nossa atual civilização dita civilizada está evoluindo em vários aspectos sendo que uma das mais importantes vem sendo deixada de lado e vivenciadas por poucos que é a "MORAL".

    Na minha opinião o PROJETO VÉNUS é uma realidade que pode ser implantada em vários países.

    A união o esforço e a vontade de servir para o bem serão as colunas principais que sustentarão este avanço.

    Para que esse projeto seja implantado os seus apreciadores terão que trabalhar na sua reforma intima constantemente para que se consiga o exito.

    Isto irá resultar numa numa luta costante contra si próprio pois exigirá renuncia contra as imperfeiçoes que ainda estão enraizadas no individuo.

    Projetos como este e semelhantes serão implantados com maior intensidade no futuro.

    É um processo lento muito lento mas que irá se materializar querendo ou não.
    A LEI DO PROGRESSO está ai para comprovar.
    Dica-->http://www.youtube.com/watch?v=i3Fgsma6VOw

    ResponderExcluir
  6. Quero e espero que meus descendentes vivam num mundo como esse!

    ResponderExcluir
  7. Tomara que seja possível mesmo implantar esse negócio aí, mas tenho algumas dúvidas. Pelo que entendi pretendem criar uma civilização sem dinheiro. Uma vez que nem todos os serviços podem ser automatizados como médicos/cirurgião, dentistas, psicólogos, quem vai prestar esses serviços de graça? Como garantir um bom atendimento sem nenhum incentivo como é o provido pela concorrência do mercado?

    ResponderExcluir
  8. Tecnologia requer processo de desenvolvimento, processos de fabricação, montagens, manutenção e, logo, fabricantes, mão de obra especializada e know how. Sem falar na obsolescência dos produtos, que possuem um ciclo de vida pré determinado. Quem coordenará, gerenciará, dirigirá estas fábricas de produtos evoluídos tecnologicamente? Quem fará ou deterá o controle da manutenção preventiva, preditiva e corretiva destes aparatos ultra modernos? E, enquanto outras/novas ideias (também utópicas) serão debatidas, estudadas e decididas que devem ser postas a prova em meio a este novo arranjo social, elas serão reprimidas? Por quem? Como? Ou serão liberadas para "testes" e experimentos? E se um cataclisma atingir uma cidade, as outras que se auto sustentam, passaram temporariamente a sustentar os habitantes do outro perímetro urbano? O trânsito de pessoas será livre, ao bel prazer (sem passaportes, sem limitações de fronteira)? Se sim, o que aconteceria se muitos quisessem migrar para um único lugar, seja pelo motivo que for sem que os meios de transporte ou o próprio lugar desse conta destas demandas? E se, por algum motivo, ideológico, uma oposição ao sistema surgisse e quisesse lutar pelo seu espaço? Haveria um plano estratégico para despersuadi-los. uma linha de defesa, uma ação repressiva? E se um vizinho desejasse a vizinha e a possuísse, sendo, logo depois descoberta a traição e o marido quisesse lavar a honra com sangue (e o fizesse)? Ele seria abraçado e tratado com amor e caridade, ou sofreria alguma espécie de punição? Quem o puniria? Quem o defenderia? E se eu simplesmente entendesse que este Sr. Fresco fosse um sonhador tecnológico que desconhece muitas coisas da índole e da natureza humana e chame a toda esta gama de desconhecimentos (profundezas naturais que ele próprio não alcança) simplesmente de Monetarismo? Ele não apenas estaria direcionando a culpa por tudo de errado que está acontecendo e tem acontecido para um objeto metálico de geometria circular chamado Moeda? É uma fantasia, linda e encantadora, mas, infelizmente, mais uma daquelas utopias... Uma obra de ficção científica, literalmente, eu diria. (P.S.: Ah, e o modelo de arranjo urbano não é nada original, vem sendo esboçado desde os tempos da Babilônia, ou antes.)

    ResponderExcluir
  9. Em tempo...
    A própria ideia, ou gama de ideias do projeto Vênus não é original e inovadora. É o que nós, especialistas de engenharia de produção e design do produto, chamamos "Projeto Adaptativo". Este projeto Vênus apenas reúne diversas soluções conhecidas e propõe a implantação destas, porém, não prevê os detalhes operacionais. Na verdade, o Projeto Vênus é o ponto culminante e ideológico de uma humanidade global - é a própria globalização apresentada para uma sociedade hogeneizada. Mas há uma elite, também neste sistema, controlando a tudo e a todos, de forma tão hipócrita (ou mais) quanto este modelo heterogêneo que vivenciamos atualmente.

    ResponderExcluir
  10. Marcelo Soriano: primeiro não existem utopias, a única utopia é acreditar que um sistema possa se perpetuar indefinidamente, principalmente um sistema insustentável como o nosso. A tecnologia estará sempre em constante desenvolvimento, principalmente numa economia global baseada em recursos, como o Projeto Vênus. Esse desenvolvimento estará a cargo de equipes interdisciplinares especializadas e voluntárias. Qualquer proposta de novo arranjo social poderá ser analisada e testada desde que respeite os princípios científicos universais que são: capacidade de carga da terra, otimização de recursos e maximização do bem estar social coletivo, qualquer coisa fora disso não é arranjo social, é conspiração egocêntrica escravagista. O fato das pessoas preferirem viver aqui ou ali está diretamente relacionado ao desenvolvimento regional, numa EBR cada região é igualmente desenvolvida ao máximo de seu potencial, logo não haveria muito o que escolher. Os crimes passionais estão entre os 5% das estatísticas, sendo os 95% restantes de ordem econômica, não creio que teríamos muitas dificuldades pra lidar com isso, mesmo assim eles seriam tratados com métodos científicos e não com prisões ou punições inúteis. Depois da atrocidade cometida nenhuma punição pode reverter a tragédia, o que acontece é que temos a noção metafísica de que as punições inibem o comportamento aberrante, se isso funcionasse as prisões não estariam superlotadas. Índole ou natureza humana é um MITO, não existe uma natureza animal fixa, ou seria impossível termos animais domésticos. Além disso as diferentes culturas são a prova cabal de que somos apenas produtos do ambiente que compartilhamos, mudou o ambiente nós mudamos com ele, do contrário ainda estaríamos vivendo em cavernas. Finalizando: NADA é original ou inovador, tudo é adaptado ou transformado, só este entendimento já ridiculariza a questão dos direitos autorais e patentes, um dos pilares mestres do capitalismo. Seu último argumento é um total contrasenso: não há elitismo sem vantagem diferencial ,esse é o ponto, nós não somois naturalmente gananciosos, somos forçados a sobreviver uns aos outros num sistema baseado nesse princípio.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post Isabela, com ele fica mais fácil eu explicar sobre o projeto venus aqui em Curitiba. Abraço.

    ResponderExcluir

  12. Sr. excelente da equipe do venus,

    Solicito com urgência informações de como posso apresentar um BANNE da campanha do venus em minha candidatura a vereador em minha cidade..... tendo em minha propaganda em horário eleitoral a logo marca da cidade venus, para exposição na tv de exposições para o público da TV.... e se a venus envia material baner e camisas para equipe de pessoas para mim..... minha foto no arquivo acima...

    Alex Ferreira Guedes
    Empresário e Chefe de Empresa de Segurança Vigilância e Serviços de
    Limpeza, Ator de Teatro infantil, Estudante de Direito e pericia forense.
    Pass., guerra passos n°52 – Guamá / CEP 66073-240.
    Conj. Nova esperança n° - Coqueiro, cidade Nova.
    Maranhense, solteiro
    ((91) 3253-8717/8259-6168
    ferreira1979@terra.com
    BLOG - http://alex-ferreira-guedes.webnode.com/


    Site de minha Empresa:

    Neves Prestadoras de Serviços de Segurança Vigilância e limpeza Ltda.
    http://editor.wix.com/html/editor/web/renderer/edit/1d4f05a1-7abc-4ec7-83fc-D70329256617?metaSiteId=57dc9614-4562-4e97-9dc2- 1c0f66069c18&editorSessionId=43E5A84D-326B-4070-AE68-C7BE93C04598

    ResponderExcluir


  13. Sr. excelente da equipe do venus,

    Solicito com urgência informações de como posso apresentar um BANNE da campanha do venus em minha candidatura a vereador em minha cidade..... tendo em minha propaganda em horário eleitoral a logo marca da cidade venus, para exposição na tv de exposições para o público da TV.... e se a venus envia material baner e camisas para equipe de pessoas para mim..... minha foto no arquivo acima...

    Alex Ferreira Guedes
    Empresário e Chefe de Empresa de Segurança Vigilância e Serviços de
    Limpeza, Ator de Teatro infantil, Estudante de Direito e pericia forense.
    Pass., guerra passos n°52 – Guamá / CEP 66073-240.
    Conj. Nova esperança n° - Coqueiro, cidade Nova.
    Maranhense, solteiro
    ((91) 3253-8717/8259-6168
    ferreira1979@terra.com
    BLOG - http://alex-ferreira-guedes.webnode.com/


    Site de minha Empresa:

    Neves Prestadoras de Serviços de Segurança Vigilância e limpeza Ltda.
    http://editor.wix.com/html/editor/web/renderer/edit/1d4f05a1-7abc-4ec7-83fc-D70329256617?metaSiteId=57dc9614-4562-4e97-9dc2- 1c0f66069c18&editorSessionId=43E5A84D-326B-4070-AE68-C7BE93C04598

    ResponderExcluir