A aprendizagem é um dos temas mais estudados pela Psicologia. A razão deste interesse em investigar o processo de aprender é clara: praticamente todo o comportamento humano é aprendido. Sabe-se hoje que todas as formas mais organizadas de vida animal aprendem, mas a importância da aprendizagem é maior quanto mais evoluída a espécie, pois o numero de comportamentos instintivos que garante a sobrevivência é cada vez menor à medida que se ascende na escala evolutiva. O homem é a espécie animal mais evoluída e, como tal, é a que possui o menor número de comportamentos inatos, fixos e invariáveis. Por isso, é o homem o animal mais dependente da aprendizagem para sobreviver.

É a capacidade de aprender que torna possível às gerações tirar proveito das experiências e descobertas das gerações anteriores, acrescentar sua própria contribuição e, assim, promover o progresso. Porém, devemos lembrar que não aprenderemos somente os comportamentos que nos tornarão melhores, mais capazes ou mais felizes. Também aprendemos comportamentos inúteis ou prejudiciais, como fumar cigarro.

Ao estudar o tema da aprendizagem, vamos nos deparar com um problema: a questão da sua definição. "É impossível uma definição precisa e abrangente de um termo tão amplamente usado quanto aprendizagem." A verdade é que a ciência não foi capaz de responder a uma pergunta bastante simples: o que acontece no cérebro de uma pessoa quando ela aprende alguma coisa? Supõe-se que deva haver uma modificação qualquer no sistema nervoso, cuja natureza não foi esclarecida.
A definição de Morgan (1977) resume: "A aprendizagem é qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, e que resulta de experiência ou prática".

- condicionamento simples
- condicionamento instrumental ou operante
- ensaio-e-erro
- imitação
- discernimento ou "insight"
- raciocínio
A lista foi organizada em ordem crescente de complexidade e as formas mais complexas de aprendizagem podem incluir as mais simples.
A aprendizagem envolve o uso e o desenvolvimento de todos os poderes, capacidades, potencialidades do homem, tanto físicas quanto mentais e afetivas. Isto significa que a aprendizagem não pode ser considerada somente como um processo de memorização ou que emprega apenas o conjunto das funções mentais ou unicamente os elementos físicos ou emocionais, pois todos estes aspectos são necessários.

Se se pretende entender o comportamento e as atividades, os interesses e as atitudes, os ideias e as crenças, as habilidades e conhecimentos que caracterizam qualquer ser humano, é essencial compreender o processo de aprendizagem, porque ele e a maturação constituem as duas maiores influências que afetam o comportamento humano.

Leia também: *Introdução à Psicologia Social
*Psicologia Social: Conceitos Importantes
Bom texto! Estou aqui escolhendo disciplinas para a matrícula do 2° período do curso de Filosofia (UAB-UFS), vi essa disciplina, fiquei interessado e resolvi pesquisar. Daí encontrei teu blog, li o artigo e fiquei ainda mais interessado pela disciplina. Valeu por me incentivar, mesmo que indiretamente!
ResponderExcluirObrigada também! Volte sempre Tairone ;)
ExcluirGosto muito do seu blog, mas pode esclarecer-me uma dúvida?
ResponderExcluirOs seus artigos são científicos? Acho-os bastantes interessantes para os levar par as aulas mas a minha professora só nos deixa levar artigos científicos.
Obrigada e continuação de bom trabalho :)