Psicologia da Aprendizagem

quarta-feira, 3 de abril de 2013 | 17:57 | Por 3 comentários
A aprendizagem é um dos temas mais estudados pela Psicologia. A razão deste interesse em investigar o processo de aprender é clara: praticamente todo o comportamento humano é aprendido. Sabe-se hoje que todas as formas mais organizadas de vida animal aprendem, mas a importância da aprendizagem é maior quanto mais evoluída a espécie, pois o numero de comportamentos instintivos que garante a sobrevivência é cada vez menor à medida que se ascende na escala evolutiva. O homem é a espécie animal mais evoluída e, como tal, é a que possui o menor número de comportamentos inatos, fixos e invariáveis. Por isso, é o homem o animal mais dependente da aprendizagem para sobreviver.

Começamos a aprender antes mesmo de nascer e continuamos a fazê-lo até a morte. Precisamos aprender praticamente tudo: vestir, comer, andar, falar, etc. A lista de reações aprendidas no ser humano é quase interminável e nela poderiam ser incluídos  como exemplos, os comportamentos de dar "bom dia", andar de bicicleta, gostar de pudim, atitudes raciais preconceituosas, ideais de vida, etc.

É a capacidade de aprender que torna possível às gerações tirar proveito das experiências e descobertas das gerações anteriores, acrescentar sua própria contribuição e, assim, promover o progresso. Porém, devemos lembrar que não aprenderemos somente os comportamentos que nos tornarão melhores, mais capazes ou mais felizes. Também aprendemos comportamentos inúteis ou prejudiciais, como fumar cigarro.

Resumindo, "a aprendizagem leva o indivíduo a viver melhor ou pior, mas indubitavelmente, a viver de acordo com o que aprende". (Campos, 1976) A aprendizagem é, afinal, um processo fundamental da vida.

Ao estudar o tema da aprendizagem, vamos nos deparar com um problema: a questão da sua definição. "É impossível uma definição precisa e abrangente de um termo tão amplamente usado quanto aprendizagem." A verdade é que a ciência não foi capaz de responder a uma pergunta bastante simples: o que acontece no cérebro de uma pessoa quando ela aprende alguma coisa? Supõe-se que deva haver uma modificação qualquer no sistema nervoso, cuja natureza não foi esclarecida.

A definição de Morgan (1977) resume: "A aprendizagem é qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, e que resulta de experiência ou prática".

Dentre os tipos de aprendizagem, qualquer classificação é, sem dúvida, artificial, mas serve ao propósito de facilitar a compreensão do tema. Sawrey e Telford (1976) classificam a aprendizagem nos seguintes tipos básicos:
  • condicionamento simples
  • condicionamento instrumental ou operante
  • ensaio-e-erro
  • imitação
  • discernimento ou "insight"
  • raciocínio
A lista foi organizada em ordem crescente de complexidade e as formas mais complexas de aprendizagem podem incluir as mais simples. 

A aprendizagem envolve o uso e o desenvolvimento de todos os poderes, capacidades, potencialidades do homem, tanto físicas quanto mentais e afetivas. Isto significa que a aprendizagem não pode ser considerada somente como um processo de memorização ou que emprega apenas o conjunto das funções mentais ou unicamente os elementos físicos ou emocionais, pois todos estes aspectos são necessários. 

A aprendizagem é um processo tão importante para o sucesso da sobrevivência do homem que foram organizados meios educacionais e escolas para tornarem a aprendizagem mais eficiente. As tarefas a serem aprendidas são tão complexas e importantes que não podem ser deixadas para obra do acaso. As tarefas que os seres humanos são solicitados a aprender, como, por exemplo, somar, multiplicar, ler, usar uma escova de dente, datilografar, demonstrar atitudes sociais etc., não podem ser aprendidas naturalmente.

Se se pretende entender o comportamento e as atividades, os interesses e as atitudes, os ideias e as crenças, as habilidades e conhecimentos que caracterizam qualquer ser humano, é essencial compreender o processo de aprendizagem, porque ele e a maturação constituem as duas maiores influências que afetam o comportamento humano.

O estudo da aprendizagem, sua natureza, suas características e fatores que nela influenciam constitui, portanto, um dos problemas mais importantes para a psicologia e para o educador, seja ele pai, professor, orientador ou administrador de instituições educativas. Explicar o mecanismo de aprendizagem é esclarecer a maneira pela qual o ser humano se desenvolve, toma conhecimento do mundo em que vive, organiza a sua conduta e se ajusta ao meio físico e social. É, pois, pela aprendizagem que o homem se afirma como ser racional, forma a sua personalidade e se prepara para o papel que lhe cabe na sociedade.

Leia também: *Introdução à Psicologia Social
*Psicologia Social: Conceitos Importantes

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Bom texto! Estou aqui escolhendo disciplinas para a matrícula do 2° período do curso de Filosofia (UAB-UFS), vi essa disciplina, fiquei interessado e resolvi pesquisar. Daí encontrei teu blog, li o artigo e fiquei ainda mais interessado pela disciplina. Valeu por me incentivar, mesmo que indiretamente!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do seu blog, mas pode esclarecer-me uma dúvida?
    Os seus artigos são científicos? Acho-os bastantes interessantes para os levar par as aulas mas a minha professora só nos deixa levar artigos científicos.
    Obrigada e continuação de bom trabalho :)

    ResponderExcluir