Quem é o seu mestre?

sexta-feira, 19 de abril de 2013 | 12:53 | Por 3 comentários

Todos querem a liberdade, a dignidade, a honra e a felicidade. É um anseio bastante natural de auto-realização. Vai muito além do viver e do sobreviver, e parece-me ser o mandamento número 1 entre os humanos. Chamo de mandamento porque se eu chamasse de “direito” eu poderia ser mal entendida, porque um mandamento é um direito e um dever ao mesmo tempo.

Pois bem, a tal auto-realização só pode ser conquistada quando compreendo “quem sou eu” e tenho a coragem de viver de acordo com isso. Se ainda não sei responder à primeira questão eu posso sim ter muitas realizações, mas não posso chamá-las de auto-realização.

Com isso devo alertá-los que muitos realizam muitas coisas e nem por isso encontram a terra prometida da felicidade. Esse é o prêmio dos que seguem o próprio caminho. Por isso todo cuidado é pouco, pois errar o percurso é mais fácil do que encontrá-lo. Estamos acostumados à imitar caminhos alheios, a servir ideais e valores que pouco tem a ver com a nossa essência. Todos estes ideais coletivos de perfeição estética, financeira, profissional, sexual, amoroso e por aí vai tendem a nos desviar do nosso próprio.

Quem é o seu mestre? Ao que e a quem você serve? Se tiver sorte de encontrar um mestre de verdade este vai te ensinar a escutar seu mestre interior. Se tiver azar e encontrar um mestre que julga deter a única verdade aplicável seu caminho será desviado. Mas se a angústia fizer seu trabalho direitinho e abrir seus olhos, ainda dá tempo de olhar para si e encontrar seu próprio norte.

Muita atenção, olhos e ouvidos bem abertos, percebam quais são as coisas que endossam em você o direito e o dever de viver com honra e dignidade, este princípio universal que com certeza habita cada um de nós…

Texto de Ana Luísa Testa

Fonte: Terapia em Dia

Leia também:
*Ser ou ter? Eis a questão
*Alienar-se ou estar consciente de si?
*A ditadura da Rede Globo: um poder que cresce a cada ano
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Acredito que por toda a nossa vida devemos nos perguntar quem somos e o que queremos, sempre existirá alguém para nos desviar do nosso próprio caminho.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas confundem auto-realização com "ourto-realização", Muitos "mestres", fazem por aí um verdadeiro culto a sua própria personalidade.

    ResponderExcluir
  3. O grande problema da modernidade e do pensamento do individuo capitalista, é confundir auto-realização simplesmente com ganhar dinheiro, e esquecer de fazer o que gosta e dar valor às pessoas que ama, em troca do simples sentimento de posse oferecido pelo mesmo, eu culpo o capitalismo e a mídia pela forma como foi moldada a forma de pensar do homem moderno.

    ResponderExcluir