“Como Estrelas na Terra” e as Inteligências Múltiplas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013 | 16:52 | Por 8 comentários
Post contendo spoiler do filme "Como Estrelas na Terra"

Ishaan Awasthi
“Como Estrelas na Terra” é um filme que conta a história de uma criança com dislexia, se trata de um menino de 9 anos, chamado Ishaan Awasthi, que sofre muito por ter dificuldades na escola e por ser incompreendido pela família. Ishaan se dava muito mal nas matérias “principais”, como línguas e matemática, mas era um menino muito inteligente, criativo e curioso, apesar de ser visto por todos, principalmente seus pais e professores como preguiçoso, desinteressado e burro. Principalmente por seu irmão ser sempre um dos primeiros da turma, Ishaan era comparado com ele, recebendo cada vez mais cobranças.

Na nossa sociedade uma pessoa que é muito boa em matemática, por exemplo, é logo vista como alguém muito inteligente, cursos como Engenharia, Administração e outros cursos da área de exatas são muito mais valorizados do que cursos como Artes plásticas ou Música. Por quê? Porque as pessoas tem a tendência de achar que a “Inteligência” está diretamente relacionada ao raciocínio lógico, ao bom desempenho na área de exatas e cálculos; além disso, também são valorizadas áreas como a linguagem. Porém, quando estudamos a fundo o conceito de Inteligência, nos deparamos com as Inteligências Múltiplas.

Segundo Howard Gardner, psicólogo autor desta teoria, existem ao todo 7 tipos de inteligência e todas as pessoas tem um pouco das 7 combinados dentro de si. No entanto, cada pessoa tem um deles desenvolvido de modo mais forte e que se sobrepõe sobre os outros. As 7 inteligências são: Linguística, Lógica-Matématica, Motora, Espacial, Musical, e as inteligências pessoais: Interpessoal e Intrapessoal. Mais recentemente, Gardner expandiu seu conceito acrescentando à lista, a Inteligência Naturalista e a Inteligência Existencial.

Como é trazido no filme pelo professor de artes de Ishaan, cada criança tem um talento para algo, uma facilidade para se desenvolver mais em uma área do que em outra. No caso de Ishaan, por ter dislexia, ele tinha muita dificuldade com a linguagem, a leitura, a escrita e com os cálculos, porém, ele tinha uma facilidade incrível para desenvolver a “Inteligência Espacial”, pois ele tinha muito talento para criar, imaginar, desenhar e pintar imagens.

Ishaan era um verdadeiro artista mirim, e não deveria ser considerado burro simplesmente por suas dificuldades de aprendizagem que eram consequências de sua dislexia. Disléxicos não são burros e a doença não tem relação alguma com a Inteligência em si.

Albert Einstein
No próprio filme, o professor de Ishaan trás o exemplo de vários disléxicos que existiram na história da humanidade que tiveram um papel importantíssimo, e foram considerados como gênios. Dentre eles, Albert Einstein e Leonardo da Vinci, grandes nomes, que apesar de terem dificuldades na área linguística, se desenvolveram brilhantemente nas áreas que tinham mais afinidade.

Assim como Ishaan, que ao ser compreendido pelo seu professor, que orientou também seus pais, para que cobrassem menos dele, pois suas dificuldades existiam por causa da dislexia, e deu apoio e ensino adequado para ele, conseguiu obter grande progresso na escola,  podendo, assim, se desenvolver livremente na pintura, que era a área que ele mais se interessava e tinha mais facilidade.

A história de Ishaan logo nos faz questionar o sistema educacional. Com a teoria de Gardner, nos vem a mente que a escola deveria valorizar as mais diversas formas de pensamento, os estágios de desenvolvimento das várias inteligências, a relação existente entre esses estágios, a aquisição de conhecimento; não apenas querendo padronizar as crianças, ensinando-as a seguir um modelo pré-estabelecido, quando deveriam é incentivá-las a criar coisas novas e favorecer o potencial individual de cada um.

Essa teoria nos faz pensar em novas alternativas para as práticas educacionais, com uma educação realmente focada na criança, com avaliações que sejam adequadas as diversas habilidades humanas, com um ambiente mais amplo e variado, que dependa menos do desenvolvimento da linguagem e da lógica. Pois, embora as escolas declarem, como no filme, que “preparam seus alunos para a vida”, a vida certamente não se limita apenas a raciocínios verbais e lógicos.

Texto: Isabela França

Assista online "Como Estrelas na Terra":



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

8 comentários:

  1. esse filme é realmente muito bom, é difícil não se emocionar com a historia!

    ResponderExcluir
  2. Filme ótimos, não só para educadores, mas pricipalmente para pais reverem suas atitudes perantes seus filhos.

    ResponderExcluir
  3. Este filme é incrível como ele nós faz refletir sobre ações em respeito as nossas crianças, tenho um sobrinho que tem distúrbio mental ele tem 7 anos eu pensei nele o filme inteiro , e sei que agora sou um nova pessoal para lidar com ele , sempre o amei mais agora é como o amor carinho e atenção se multiplicasse por ele.

    ResponderExcluir
  4. Este filme é incrível como ele nós faz refletir sobre ações em respeito as nossas crianças, tenho um sobrinho que tem distúrbio mental ele tem 7 anos eu pensei nele o filme inteiro , e sei que agora sou um nova pessoal para lidar com ele , sempre o amei mais agora é como o amor carinho e atenção se multiplicasse por ele.

    ResponderExcluir