A Bioenergética e sua prática terapêutica

quarta-feira, 3 de setembro de 2014 | 18:07 | Por Comente!
A Bioenergética estuda a transformação da energia obtida dos nutrientes em trabalho para consequentes fenômenos bioquímicos, mecânicos e térmicos; Constitui um dos principais blocos da Fisiologia e da Biofísica, onde, em termos mais Fisiológicos, "se estuda a transdução de energia que ocorre em células vivas e na Natureza, e os processos químicos que fundamentam essas transduções." Mas o que isso quer dizer? Como as energias corporais podem ser associadas as terapias psicológicas?

Para simplificar: Bio significa vida. Em termos mais biológicos, podemos afirmar que a Bioenergética significa a energia da vida. A compreensão daquilo que significa “energia” e da forma como o organismo a pode adquirir, converter, armazenar e utilizar, é a chave para compreender o funcionamento orgânico...

O ato de respirar é o mais importante e essencial para a manifestação da vida no ser humano. Logo ao nascer ele já se expressa no mundo através da respiração, ativando todo o funcionamento do seu corpo. Mas ao estudarmos Bioenergética, percebemos como nosso corpo está "interconectado" em vários aspectos. Por exemplo: A respiração, aspecto fundamental da vida, por sua vez está conectada com os processos que envolvem os movimentos da nossa musculatura, assim como tudo está conectado com o cérebro, portanto, todos estes aspectos interconectadamente, são responsáveis pela maneira como conseguimos, por exemplo, sentir e expressar diferentes emoções no nosso corpo.

Tudo que envolve a energia corporal se reflete na mente, da mesma maneira que a mente mobiliza eventos que ocorrem no organismo físico. Tudo isso tem relação com os estudos psicossomáticos. Cada emoção sentida tem um reflexo diferente em nossa respiração. Quando se está triste/deprimido, sua respiração é pequena e curta; quando se está com raiva, ela é rápida e ofegante. Quando se está com medo, sua respiração quase paralisa. 

A respiração é o regulador básico de tudo o que se passa conosco e está extremamente vinculada a musculatura. Ambas trabalham juntas comandadas pelo sistema emocional. Não pelo nosso intelecto. Veja bem: não pensamos o tempo inteiro "agora vou respirar mais intensamente ou mais devagar", ou "agora vou contrair os meus músculos". As respostas no nosso corpo ocorrem imediatamente, refletidas por cada emoção, seja ela natural ou programada.

Cada um pode produzir um tipo de respiração diferente, e muitas vezes, somos condicionados desde a infância, a reprimir nossos sentimentos diante de ameaças externas, por exemplo. Preocupados também, sobre o que esperam de nós, podemos deixar de nos expressar espontaneamente, então consequentemente, tensionamos os músculos. Quando já temos esse comportamento incorporado, somos capazes de dissimular o que sentimos. Com o passar do tempo, o corpo fica programado para responder automaticamente a situações semelhantes e reforçar ainda mais esse programa. Por isso, quando crescidos, em muitos momentos não conseguimos nos expressar de maneira espontânea, mesmo quando intelectualmente sabemos o que devemos fazer.

A cada vez em queremos/precisamos evitar ou diminuir a intensidade de um sentimento, a nossa respiração encurta e nosso corpo tensiona. Por outro lado, toda vez que permitimos expressar um sentimento, acontece exatamente o contrário: a nossa musculatura se expande e a respiração se amplia, dando uma sensação de alívio. Podemos imaginar como isso se reflete nas questões de amor e de sexo. Quantos bloqueios acontecem? Nossa vida fica limitada. Toda timidez, falta de poder pessoal, de sensualidade, de amorosidade e espontaneidade, estão diretamente vinculados com esse sistema auto-repressor.

Terapia Bioenergética
A terapia visa com que a pessoa reconecte-se com o seu corpo, aproveitando ao máximo seu potencial. Ao se reencontrar internamente, numa jornada de autoconhecimento, o indivíduo atinge o objetivo de libertar suas tensões agudas, permanentes, bem como suas emoções, sentimentos contidos e formas engessadas de ver o mundo, podendo, dessa forma, impulsionar o movimento para a vida.

A bioenergética, através de vários tipos de exercícios em partes diferentes do corpo (que podem ser técnicas de massagem, cristais, reiki e etc, associados a psicoterapia), pode desprogramar esse sistema que faz com que nossos sentimentos não fluam livremente, causando doenças e sofrimento. A terapia proporciona aos seus praticantes tranquilidade, equilíbrio emocional e relaxamento.

Na prática da Bioenergética, a pessoa irá aprender a expressar o que sente através da respiração. Funciona mais ou menos assim: "Ao fortalecer, por exemplo, a respiração, os músculos se contraem, movimento condicionado que se manifesta na tentativa de conter um sentimento, do qual se perde o domínio, vindo assim à tona na forma de um pranto, de um grito, um sinal de temor ou uma risada. A seguir, a musculatura se solta, a pessoa respira com calma e ela é inundada por um sentimento de paz. Desta forma, deixando que suas emoções se revelem livremente, a pessoa vê atitudes e sentimentos programados serem modificados."

Esta terapia é indicada para pessoas que possuem qualquer tipo de bloqueio emocional, como fobias, depressões, baixa auto-estima, crises de pânico, transtornos obsessivos compulsivos e para pessoas com problemas respiratórios, digestórios, e neurológicos. Ela trabalha a compreensão da expressão corporal, por meio da prática de exercícios que "aliam" ações corporais, mentais e espirituais, com o objetivo de ajudar as pessoas a liberarem toda a sua "carga emocional" reprimida desde cedo. 

O resultado é que cada vez mais você vai conseguir expressar seus sentimentos, exercitar sua forma de pensar, agir e sentir livremente, dando importância para a sua qualidade de vida, vai ficar mais sensível, ter mais clareza e coragem para buscar o que você precisa e quer e não aquilo que os outros esperam de você.

Isabela França

Referências: Namastê e InfoEscola
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: