Vídeo que ajuda a compreender a Depressão

quarta-feira, 10 de setembro de 2014 | 14:58 | Por 2 comentários

Eu tinha um cachorro preto,
seu nome era Depressão
"Eu tinha um cachorro preto" é uma animação produzida e publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em parceria com o escritor e ilustrador Matthew Johnstone, para a reflexão sobre a depressão, que mostra através de metáforas (mas de forma simples e direta), o que é a depressão; e o mais importante: como é possível lidar com ela.

Atualmente, a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo inteiro e não tem preconceito: homens, mulheres, crianças, velhos, jovens, ricos e pobres, todos podem ser afetados.

Clique para ampliar
Projeções da OMS estimam que no ano de 2030, entre todas as doenças, a depressão será a mais comum. Apesar de atingir tantas pessoas, o preconceito e a falta de estratégias de prevenção faz com que menos da metade dos afetados pela doença recebam qualquer tipo de ajuda. Existem sim, tratamentos efetivos, mas estima-se que apenas cerca de 10% das pessoas com o problema tenham acesso a algum tratamento.

Usando a metáfora do “grande cão negro”, que é utilizada desde o século 16, o vídeo explica alguns dos sintomas e como a depressão pode prejudicar a vida de uma pessoa. O diálogo, a aceitação, o tratamento e até mesmo o exercício físico são grandes aliados na missão de transformar a assustadora fera em cão domesticado, por mais impossível que isso, às vezes, possa parecer.

Se você ou alguém próximo a você sofre de depressão, procure ajuda profissional de um psicólogo. Sob medicação ou não, a psicoterapia é importantíssima, invista nela. Esse pode ser o primeiro grande passo em direção a uma grande mudança!

- Leia também:

Curiosidade:
A figura do cão preto foi usada pelo escritor inglês Samuel Johnson, em 1780, para descrever sua própria depressão e popularizada primeiro-ministro britânico Sir Winston Churchill, que também enfrentou o problema.

Fonte: QuemInova - Catraca Livre


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Perfeito a charge acima, é bem assim que me sinto quando estou deprimida, julgada, inadequada e muito solitária.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir