No Dia do Idoso, eleitores com mais de 70 falam da importância do voto

segunda-feira, 1 de outubro de 2012 | 14:56 | Por Comente!

Em São José dos Campos, são 23.774
moradores com mais de 70 anos
Mesmo com voto facultativo, eles consideram pleito exemplo de cidadania. Em São José, são mais de 23 mil moradores acima dessa idade.

No Dia do Idoso, o G1 foi às ruas de São José dos Campos, no interior de São Paulo, ouvir de eleitores com mais de 70 anos qual é o significado do voto. Mesmo sem a obrigação de votar, eles consideram o próximo domingo (7)  um dia para colocar em prática a cidadania.

Mariana Gertrudes e Yaica Hoyer tem
mais de 70 e fazem questão de votar
Yaica Hoyer, de 75 anos, diz que vota desde os 18 anos e que desde que tirou o título de eleitor participou de todos os pleitos. "Mesmo sem obrigação, eu tenho direito de votar e escolher os bons para governar", diz.

Mariana Gertrudes da Silva, também de 75, afirma que exerce o direito de voto com prazer. "Além de participar da escolha, o voto para mim é uma ferramenta de cobrança. É por meio dele que conseguimos melhorias para nossa cidade".

Com 80 anos, Rosa de Jesus Batista nem se lembra de quando começou a votar, mas diz que desde que tirou o título de eleitor não perdeu nenhuma eleição. Para ela, o voto de todos os eleitores é fundamental. "Um voto faz falta no final, um voto faz falta e pode decidir uma eleição. Eu acho muito importante votar", explica.

Na próxima quinta-feira (4), a idosa Lady Macedo Tavares completa 78 anos e faz questão de entrar na cabine de votação. "É importante não só para eleger pessoas de valor para o governo, mas também para dar exemplo para os mais novos", afirma.

Pela legislação, o voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros alfabetizados com idades entre 18 e 70 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70 anos têm voto facultativo.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, no Brasil são cerca 10 milhões de pessoas com mais de 70 anos e que podem optar por votar ou não. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em São José, são 23.774 moradores com mais de 70 anos.

Quem é obrigado a votar e não comparecer às urnas por três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição) pode ter o título cancelado. Sem o documento, o eleitor fica impedido, por exemplo, de fazer empréstimos em instituições financeiras governamentais, tirar passaporte e tomar posse em cargos públicos.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: